Cumbuca Bares e Butecos de Campinas

Se Campinas já tem Bares e Botecos para o ano todo, imaginem São Paulo. Deve ter bar e boteco para a vida toda!

Mesmo fora de nossa jurisdição, toda vez que vamos a São Paulo, claro, aproveitamos para fazer uma parada estratégica em um bar ou boteco.
Nesse aniversário da cidade resolvemos destacar dois deles, tanto pela tradição dos nomes como por manterem suas portas abertas democraticamente para todos os público e sem jogarem os preços na estratosfera.

O Bar Léo e o FrangÓ são dois bares imperdíveis de São Paulo. Um no Centro e outro na Freguesia do Ó.

 

Bar Léo

Jaguar já considerou o chope do bar o melhor do Brasil. O alemão que inventou o sistema da chopeira do Bar Léo levou o segredo para o túmulo mas o chope continua muito bom e não adianta pedir sem colarinho, ele virá com três dedos, na medida e na temperatura de 0ºC – gelado mas não chega a anestesiar as papilas gustativas. Muitos dos acepipes da casa estão no cardápio desde 1940 quando o bar foi inaugurado. Os canapés são de matar: cubos de pão preto, alcaparras e bife tartar ou então acompanhados de fino e tenro rosbife. Os lanches também são ótimos e valem o preço. Os garçons são patrimônio da casa. O seu Luis por exemplo está lá há mais de 50 anos e juram que ele tem até uma plaquinha de patrimônio da casa. Vale conhecer o figura que está sempre por ali, atrás do balcão.

O Bar Léo fecha cedo. No sábado as mesas da calçada ficam apinhadas de gente.

BAR LÉO
Rua Aurora, 100, Santa Efigênia – São Paulo, SP
Tel. (11) 3221-0247
www.barleo.com.br

 

FrangÓ

O que já foi uma rotisseria frequentada pelos italianos que faziam fila para comprar o frango grelhado no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, se transformou no boteco com uma das melhores coxinhas do mundo. O espaço do casarão triplicou e atrai multidões em busca da dupla incontestável: coxinhas e cervejas. Ainda não vimos por aí uma carta tão extensa de cervejas – são quase trinta páginas com mais de 450 variedades muito bem divididas por estilos, países etc – tem para todos os bolsos. Tomamos várias e apesar de não termos o costume de destacar cervejas por aqui, as ampolas (parece embalagem de remédio antigo) da cerveja Coruja fizeram muito a nossa cabeça!

Peça a coxinha sempre, seja a individual ou em porções, são imperdíveis – massa sequinha, saborosa e o recheio leva um pouquinho de catupiry, na medida. Depois de comer as coxinhas, você poderá se jogar no cardápio que tem outros ótimos petiscos: tem a linguiça caseira, bolinhos de mandioquinha e costela entre outros.

FrangÓ
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia Do Ó – São Paulo – SP
Tel. (11) 3932 4818
www.frangobar.com.br

 

Agradecimentos ao Roberto Reis e Rafael Schiavolin que acompanharam a visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *