Cumbuca Bares e Butecos de Campinas

Eu gosto de tomar cerveja. E gosto de cerveja com gosto de cerveja. Gosto do amargor dela, gosto de como espuma e líquido ficam no copo. Gosto do dourado, do frescor e do contexto. Eu gosto de tomar cerveja e gosto de tomar cerveja no bar. Bar de esquina. De boteco. Na calçada ou encostada no balcão ela desce melhor ainda.

Gosto de jogar conversa fora, gosto de falar sério, de filosofar, de me inspirar. Gosto de um petisco para salgar a boca. Meu avô e minha mãe me ensinaram: é importante tomar cerveja e salgar a boca. Gostar de tomar cerveja no bar é um gostar simples. Popular. Proletário, sem qualquer gourmet. Seria, inclusive, poético e intelectual. Normal e natural. Seria, mas não é. Não é porque sou mulher.

Até tenho bigode, mas não tenho saco. Não tenho saco pra aguentar machismo e preconceito, nem conservadorismo. Sendo assim, gosto de cerveja e vou ao bar. Porém, sendo mulher, ir ao bar e tomar uma cerveja não é exatamente simples, corriqueiro, normal ou natural. A chatice começa em casa. Começa com a roupa.

Saia curta não pode. Decote melhor não. Os dois juntos, então, ferrou. Não carrega na maquiagem, tira o batom vermelho. Melhor não chamar muita atenção. Já no bar, os olhares são de estranhamento e cobiça. Sentada sozinha, só pode ter levado um fora do macho. No bar, é comida. Delícia. No bar, é malabarismo no banheiro. O banheiro é sem papel, já que não é banheiro pra mulher. Porque, na verdade, mulher não deveria estar ali.

Mas eu gosto de cerveja e gosto de bar, de boteco. E, assim como eu, muitas outras. Nós estamos no bar. E estamos mais que os homens nos acessos do site e do Facebook aqui do Cumbuca. Somos 52% no site e 58% na rede social. Interagimos mais e queremos saber mais. Queremos saber mais sobre bares, sobre cerveja gelada, sobre tira gosto. Queremos ir ao bar e tomar nossa cerveja, só.

 


 

Lívia Mota,  jornalista (saiba mais sobre a autora do artigo no QUEM FAZ)

Estréia como colaboradora do Cumbuca na semana da mulher!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *