Cumbuca Bares e Butecos de Campinas

Bastou colocar os pés no assoalho restaurado do casarão e a sensação foi que já tínhamos, horas a fio, gastado nossos cotovelos ali na Linguiceria.

| Linguiceria – Boteco do Mês – Setembro 2014

A recém inaugurada Linguiceria (Campinas) fica na esquina das ruas Barão Geraldo de Rezende com a Dr. Alberto Sales, no Botafogo.

Ainda não sabemos afinal se foi a simpatia e receptividade do pessoal, se foi o acervo sensacional de fotos históricas de Campinas nas paredes, se foi imaginar que, em tempos antigos, a família Cury conferia da janela do casarão a produção dos tradicionais chapéus do outro lado da rua, ou se foi, por fim, o cardápio que fez nossa equipe babar em cima da mesa novinha. Acontece que a sintonia com a Linguiceria foi de primeira.

Do lado de fora do bar ficam algumas mesas ao ar livre, próximas à calçada. O espaço interno é aconchegante, na medida. Foi ali, depois de ficarmos um bom tempo vendo fotos com o Joaquim – conhecido de outros carnavais, que chamamos a primeira rodada de linguiças. Explicando melhor, a casa apostou nas linguiças artesanais como carro-chefe do cardápio. Das mais conhecidas de Bragança e Amparo, às mais famosas de São Paulo, como as feitas pela Linguiçaria Paulistana e as do mestre linguiceiro Gijo, que ele considera, modestamente, “as melhores do mundo”.

Começamos pela Explosão de Sabores da Linguiçaria Paulistana, porção com três tipos de linguiça: chimichurri, “popeye” e toscana, bem acompanhadas de pão, vinagrete, farofa e a pimenta da casa. Para bebericar, aproveitamos a carta de cervejas que é muito boa. Com rótulos de artesanais nacionais e importadas: loiras, morenas e escuras para todos os gostos, a preços bem camaradas. Fernanda, especialista da casa, mostrou conhecimento e grande paciência nos ajudando a escolher as cervejas que caiam bem com cada petisco. E por aí foi, experimentamos de tudo um pouco. Destaque para a Bruschetta da casa preparada pelo Beto. Difícil é explicar. É muito boa e só comendo mesmo (ver a foto também ajuda). 

Para variar, fechamos o bar. Saímos da Linguiceria ventilando depois de provarmos a porção de linguiça calabresa apimentada do mestre Gijo. Pelo amor! 

 

LINGUICERIA

Rua Barão Geraldo de Rezende, 220, Botafogo – Campinas

Tel. 3324.9744