Cumbuca Bares e Butecos de Campinas

| Bar do Profeta – Fevereiro de 2016

Nem precisa ser adivinho para saber que boteco que vive repleto de gente todo santo dia alguma coisa boa tem de ter.

Sempre quando passávamos por ali, no inicio da Paula Bueno logo depois da esquina com a Orosimbo Maia, diminuíamos a marcha e a cada dia aumentava nossa curiosidade até que um dia paramos para conhecer o Bar do Profeta.

O boteco está lá há mais de 50 anos, tempo para conquistar os moradores e trabalhadores das cercanias que batem cartão e disputam o balcão. Tudo ainda ficou melhor depois que Sergio e sua esposa Daiane assumiram o botecão, incrementaram as opções da estufa e criaram um cardápio de tira gostos e porções de alta estirpe, de matar.

As porpetas do Profeta são crocantes por fora, rosadas por dentro e muito bem temperadas. A dica é começar por elas. Estão quase sempre disponíveis na estufa caso contrário o Sergio pode fritá-las na hora. Para os profissionais a recomendação é o reluzente torresmo de panceta, servido em tiras. Um deleite. Teve cumbuqueiro que sentiu o braço esquerdo adormecer mas, felizmente, o Profeta é iluminado. Para completar ainda experimentamos os pastéis de queijo e presunto, a calabresa acebolada e, por fim, a recomendação da Daiane, uma porção de provolone à milanesa que comemos sem peso na consciência.

No Bar do Profeta você pode escolher a cerveja que cabe no bolso. O importante é a temperatura na medida e cada um com a sua preferida. Todos ali logo se enturmam num espírito comunitário em estado nascente, sem se preocupar com a cerveja do outro.  Já viramos fregueses com direito a pindura e a encostar o cotovelo no balcão sem precisar pedir a cerveja. O Sergio é rápido e já traz a nossa preferida.

Sobre o nome, ninguém sabe ao certo porque o Profeta está na tabuleta. Sergio assumiu assim e, como o nome do bar já era muito antigo, teve o respeito de mantê-lo. O que sabemos é que o Bar do Profeta é um boteco imperdível que com certeza já figura em nossa lista dos melhores botecos de Campinas.

 

O Bar do Profeta tem hora para fechar, nada mais justo. Por volta das 22h sempre retiramos o time de campo e seguimos para o próximo boteco. Na primeira vez que fomos os últimos clientes, Serginho nos acompanhou e enquanto fechava o portão pensou: “Esses caras vão me dar trabalho!”. Profético.

Mantivemos a tradição e levamos meses para fazer  o primeiro bar do mês de 2016. Primoroso trabalho que adoramos fazer – conhecer o dono do bar, aproveitar vários petiscos, as pessoas que frequentam e ouvir boas histórias. Obrigado Serginho e Daiane!

 

Xingu Messias

“O Bar do Profeta é um boteco que venho sempre e recomendo. Gosto muito do Serginho e da Daiane, excelente cozinheira. Os petiscos são ótimos e combinam muito bem com meus molhos de pimenta! Uma tarde fui surpreendido quando, após algumas tentativas de tomar por ali minha cerveja preferida, o Serginho destapou uma garrafa e colocou no balcão: A partir de hoje aqui tem sua cerveja preferida.”

No fim nós é que agradecemos aos dois! Nesse encontro com o Xingu no Bar do Profeta pudemos partilhar das mesmas ampolas.

 

BAR DO PROFETA

Rua Paula Bueno, 72, Vila Itapura, Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *